Nicholas Bakalar
O fracasso em absorver devidamente a vitamina B12 encontrada em carne, leite e ovos já foi implicado como causa em diversos problemas neurológicos.
Agora, um estudo britânico sugere que a baixa presença dessa vitamina em pessoas de idade mais avançada pode fazer com que o cérebro encolha.
» Vitamina B não reduz os riscos de doenças coronárias
» Estudo associa mortalidade a pouca vitamina D
» Idosos não recebem suficiente 'vitamina solar'
O estudo, publicado pela revista Neurology em sua edição desta semana apresentava resultados referentes a 107 homens e mulheres com idade média de 73 anos e não portadores de traços perceptíveis de redução nas faculdades mentais.
Os pesquisadores usaram imagens de ressonância magnética para medir o volume cerebral e exames de sangue para registrar a presença de vitamina B12.
Eles dividiram os participantes em três grupos, com base nos níveis de vitamina apresentados, e os acompanharam por cinco anos, com exames anuais de ressonância magnética cerebral e testes das faculdades mentais.
O grupo com menor presença de vitamina B12 perdeu duas vezes mais volume cerebral do que os grupos com presença mais elevada.
A diferença era significativa mesmo que os resultados fossem ponderados com base no tamanho inicial do cérebro, idade, sexo, nível educacional, resultados de testes cognitivos e diversos indicadores da química sangüínea.
David Smith, professor emérito de farmacologia na Universidade de Oxford e principal autor do estudo, disse que o trabalho estabelecia uma associação, mas não uma conexão causal.
"Isso não significa que a pessoa deva ir à farmácia comprar tabletes de vitamina B12 amanhã", ele afirmou.
"Precisamos conhecer os resultados de um exame clínico no qual estejamos testando se a vitamina B12 efetivamente previne um encolhimento do cérebro".
The New York Times
Nenhum comentário:
Postar um comentário