domingo, 1 de maio de 2011

Que alimentos ajudam no tratamento da catarata?


Introdução


A catarata é uma das principais causas de deficiência visual e até mesmo de cegueira. Acredita-se que cerca de 15 milhões de pessoas sejam atingidas por esse mal em todas as partes do mundo. Trata-se de um distúrbio visual gradativo relacionado com a idade que faz com que o cristalino perca transparência, o que compromete a visão. Quando as proteínas normais do olho são danificadas, elas se agrupam e se tornam opacas – processo que com o tempo causa uma visão distorcida e embaçada. É uma doença comum, no entanto, você pode prevenir a formação do distúrbio com uma alimentação saudável.



O que causa

Pesquisadores avaliam que o dano crônico causado pelos radicais livres pode estar associado ao desenvolvimento da catarata. Os danos causados pelos radicais livres podem ser resultado da exposição constante aos raios ultravioleta (UV) do sol, à fumaça do cigarro, à poluição e a outros fatores ambientais. No caso dos olhos, esses agentes podem enfraquecer a delicada estrutura celular do cristalino, o que causa o desenvolvimento gradativo da catarata. Medidas de prevenção podem ajudar a inibir a formação da catarata, visto que a maioria dos casos é relacionada com a idade, embora outros fatores, como a diabetes, também possam causar o mal.Catarata

Pesquisas recentes

A curcumina, uma substância encontrada no açafrão (um tempero muito usado em pratos indianos), pode ser um antioxidante eficaz na prevenção da catarata. Estudos em animais mostraram que a curcumina pode evitar que o cristalino se torne embaçado.

Os cientistas ainda estudam os mecanismos através dos quais a curcumina pode proteger contra catarata. Algumas pesquisas sugerem que ela aumenta a glutationa, um potente antioxidante. Outra possibilidade é que a ação antioxidante da curcumina proteja os olhos dos danos causados pelos raios ultravioletas do sol.

Conheça mais os produtos Seleções

Nenhum comentário: