quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Manga (fruta)


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

Manga cortada

Mangas verdes
A manga é o fruto da mangueira (Mangifera indica L.), árvore frutífera da família Anacardiaceae, nativa do sul e do sudeste asiáticos desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. O nome da fruta vem da palavra malayalam manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos).
A manga é a fruta nacional da India, Filipinas e Paquistão. São encontradas menções a ela em canções do século IV em poemas escritos em sânscrito, por poetas como Kalidasa. Se acredita ter sido provada por Alexandre, o Grande (século 3 aC) e o peregrino chinês Hieun Tsang (7 º século dC). Mais tarde, no século 16, o imperador mogol, Akbar plantou 100.000 árvores de manga em Darbhanga, Bihar em um lugar agora conhecido como Lakhi Bagh.[1]

Índice

[esconder]

[editar] Descrição

A manga é uma fruta do tipo drupa, de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende do cultivo. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural.
Acredita-se que a manga é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo. Foi introduzida na Califórnia (Santa Barbara) nos anos de 1880[2].
Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes, podendo conter vitamina A, B e C.
Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de cãimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. Também há relatos de que as mangas suavizam os intestinos, tornando mais fácil a digestão. Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se que as mangas estancam hemorragias, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro. É também utilizada em afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosse), Gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e no canto dos lábios). Úlceras de decúbito (escaras), úlceras varicosas.
Manga, crua
Valor nutricional por 100 g (4 oz)
Energia272 kJ (70 kcal)
Carboidratos
Carboidratos totais17 g
Açúcares14,8 g
Fibra dietética1,8 g
Gorduras
Gorduras totais0,27 g
Proteínas
Proteínas totais0,51 g
Vitaminas
Vitamina A equiv.38 µg (5%)
- Betacaroteno445 µg (4%)
Tiamina (vit. B1)0.058 mg (5%)
Riboflavina (vit. B2)0.057 mg (5%)
Niacina (vit. B3)0.584 mg (4%)
Ácido pantotênico (B5)0.160 mg (3%)
Vitamina B60.134 mg (10%)
Ácido fólico (vit. B9)14 µg (4%)
Vitamina C27.7 mg (33%)
Minerais
Cálcio10 mg (1%)
Ferro0.13 mg (1%)
Magnésio9 mg (3%)
Fósforo11 mg (2%)
Potássio156 mg (3%)
Zinco0.04 mg (0%)
Fonte: USDA
Percentuais são relativos ao nível de ingestão diária recomendada para adultos.

[editar] Cultivo

Podem ser cultivadas em climas tropicais e subtropicais. Devem ser plantadas em uma área com boa drenagem e um solo ligeiramente ácido. Devem ser regadas regularmente quando jovens, porém, ao atingirem a maturidade, devem ser regadas com intervalos entre 10 e 15 dias. Cerca de 4 a 5 meses após a floração, as mangas estão maduras. Quando a manga já chegou em seu tamanho final e está pronta para ser colhida, ela se torna fácil de ser tirada do pé, com um simples puxão.

[editar] Pestes e doenças

Diversas doenças atacam as plantações de manga. Agentes patogénicos podem provocar diversos tipos de doenças, podendo causar pesadas perdas na produção de manga[3].
Mais de 492 espécies de insetos, 17 espécies de ácaros e 26 espécies de nemátodes têm atacado as mangueiras.


Referências

  1. National Fruit. Govt. of India Official website.
  2. Tudo sobre mangas URL acessada em 30 de setembro de 2010
  3. Horticulture World Diseases and Pests URL acessada em 30 de setembro de 2010

[editar] Ligações externas




flor de manga fecundada

Flores de mangueira

Nenhum comentário: