quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Alimentos fazem o organismo funcionar melhor.

         
"VOCÊ É O QUE COME"... SERÁ?
É unanimidade entre os especialistas que para o corpo funcionar corretamente, precisamos ingerir uma vasta e diversificada quantidade de nutrientes. Como qualquer outra máquina, o corpo precisa de “combustível” para que se mantenha de pé e trabalhando.

As principais enfermidades ligadas a alimentação são a diabetes, hipertensão, doenças cardio-vasculares e a obesidade.

Mas, além delas, a alimentação balanceada controla muitos outros problemas comuns da população como dores de cabeça, insônia e até os distúrbios decorrentes da idade, como o Alzheimer.

Um cardápio funcional precisa ter uma avaliação quanto a quantidade, qualidade, harmonia e adequação. É necessário evitar excesso e restrições drásticas, fazer escolha de alimentos saudáveis e naturais, escolher objetivando maior variedade. Além disso, é preciso equilibrar a dieta de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.

Por exemplo, para aqueles que apresentam dificuldades de uma noite plena de sono, é aconselhável beber leite morno, pois ele auxilia o combate à insônia.

Já para as frequentes dores de cabeça, nada melhor do que se hidratar corretamente.

Na Terceira Idade é recomendável uma dieta ainda mais balanceada. É́ aconselhável uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, peixes ricos em ômega-3, como o salmão e o atum, garante os nutricionistas.



         
FARMÁCIA DA FEIRA
Alguns exemplos de alimentos e suas ações no corpo:
MAÇÃ – A fruta ajuda a proteger as funções cardiovasculares, amortece as articulações e melhora a capacidade de funcionamento dos pulmões.
DAMASCO – Auxilia no controle da pressão arterial, além de aumentar a proteção contra o envelhecimento e as doenças da Terceira Idade (ex. Alzheimer).
ALCACHOFRA – Combate o colesterol ruim.
ABACATE – Diminui a diabetes, colesterol ruim e as possibilidades de se apresentar
tromboses e AVC(s).
BANANA – Fortalece os ossos.
COUVE – Previne o aparecimento de câncer e protege o coração. Também auxilia no funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre.
COUVE-FLOR – Previne câncer de próstata e de mama.
CEREJA – Combate a insônia.
FIGO – Previne o aparecimento de tromboses e de AVC(s).
ALHO – Auxilia no combate do colesterol ruim e no tratamento de doenças causadas por bactérias e fungos.
CASTANHA-DO-PARÁ - Controla o colesterol e evita o envelhecimento.

Quer saber mais sobre essa farmacinha natural? Acesse o site do JSU (www.jornalsaudeultrafarma.com.br).
 
 

Nenhum comentário: