terça-feira, 18 de agosto de 2009

DICAS DE SAÚDE: A FORÇA DOS ALIMENTOS

Fizemos uma pesquisa em diversos sites, jornais e revistas sobre o assunto “vitaminas de farmácia” e seus efeitos na saúde. Trocamos tudo em miúdos. Numa linguagem bem simples, abordamos o valor dos alimentos, vendidos em feiras e supermercados, e destrinchamos todos os mitos e o mau uso das “drogas milagrosas”.

Cientistas e nutricionistas das mais importantes universidades do mundo constataram que, na Escandinávia, onde os habitantes consomem altas quantidades de laticínios, as fraturas de quadris são bem significativas. E em Cingapura, onde os indivíduos não consomem o leite, as fraturas de quadril são raras. Depois de uma minuciosa pesquisa, eles concluíram que o problema se resumia no simples fato de que vitaminas e sais minerais não funcionam isoladamente.

É indispensável haver uma interação: combinar as vitaminas com determinados sais minerais. Por exemplo, o cálcio encontrado no leite e seus derivados (queijo e iogurte), sardinha e salmão enlatados (consumidos com as espinhas) e tofu, assim como em hortaliças verde-escuras, para que surta o efeito desejado de fortalecer os ossos, precisa ser ingerido com os alimentos que contenham fósforo, encontrado em carnes, aves, peixes, gema de ovo, e com magnésio - mineral achado nas verduras, leguminosas, cereais, pães integrais, também nas carnes vermelhas, aves, peixes e novamente nos ovos. No nosso prato de cada dia é preciso também incluir a vitamina K, existente no espinafre, nas batatas, repolho, e cereais como aveia. E por fim, a vitamina D, contida na manteiga, leite enriquecido, gema de ovo, peixes gordurosos e óleos de fígado de peixe. Repare que não foi citado um só tipo de vitamina e de sais minerais vendidos em farmácia.

Fazer um prato de comida colorido, selecionando e juntando cada um dos ingredientes citados é o caminho certo para que o organismo absorva os benefícios desejados.

No café da manhã, coma frutas: chupe uma laranja diariamente, ao invés de tomar comprimido de vitamina C. A laranja, além da vitamina C, contém outros componentes que protegem o coração e evita o câncer. Outras frutas que fornecem vitamina C: acerola, caju, goiaba, abacaxi.

VITAMINA D

A vitamina D, além de tornar os ossos mais resistentes, é decisiva para a transmissão dos impulsos nervosos e para a manutenção da freqüência cardíaca. Ela melhora a função pulmonar, estimula as secreções hormonais, ativa enzimas no organismo, podendo até proteger contra o câncer de cólon, mama, próstata e doenças no ovário, doenças auto-imunes (quando as células do próprio organismo se tornam malignas e destroem a si mesmas), como diabetes tipo 1 e esclerose múltipla.

SOL - É muito importante tomar sol. Ele é responsável pela absorção da vitamina D no organismo. O ideal seria fazer uma caminhada bem cedinho, antes de 10 horas da manhã , pra que o organismo assimilassw vitamina D por meio da radiação solar.

Os exercícios físicos não podem faltar para ativar as células que formam os ossos. Caminhar é muito bom e é de graça. Então, vamos andar pra fortalecer os músculos e os ossos! Porém, se não for possível caminhar, exponha-se ao sol, principalmente pernas e braços, com protetor solar, por cerca de quinze minutos, entre 8 às 10 horas da manhã, ou depois das quatro horas da tarde, no verão. Use sempre filtro solar.

ÁCIDO GRAXO ÔMEGA 3

Uma baixa incidência de doenças cardiovasculares entre os esquimós da Groenlândia, apesar da alimentação com alto teor de gordura, levaram os pesquisadores a descobrir que a alimentação deles consistia em peixes ricos em ácidos graxos ômega-3. Este foi o ponto de partida para maiores estudos sobre a importância do ômega-3 , um tipo de gordura encontrado principalmente em peixes de água fria e profunda como salmão, sardinhas e bacalhau.

O ômega-3 também está presente em nozes, óleo de canola, folhas verdes e frutos do mar. Ele está concentrado na parte mais escura do peixe, perto da espinha - que também deve ser ingerida, quando, geralmente, são retiradas. O ideal é consumir este tipo de alimento três vezes por semana. O salmão, além de ser um peixe saboroso, beneficia na prevenção de aterosclerose e é responsável por uma série de melhorias em nosso metabolismo, tais como: diminuição de risco em 50% de um ataque cardíaco, coágulos, redução da gordura no sangue e de derrame. Uma dieta rica em ômega - 3 pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do mal de Alzheimer.

Apesar de não haver um veredicto final, é aconselhável adicionar peixes ricos em ômega - 3 na dieta, uma vez que essa gordura essencial também abaixa o nível de triglicerídeos e o colesterol total, ajuda a regular a coagulação, menstruação e outros processos no organismo, melhora o raciocínio, favorece o tratamento de distúrbios psiquiátricos, neurológicos, etc.

Pesquisas mostraram que o composto ajuda no aumento dos níveis de serotonina, substância cristalina encontrada no cérebro, relacionada ao prazer e ao combate à depressão. O ômega - 3 também pode fazer bem à estrutura óssea. Será ele um nutriente milagroso? Vale incluir na nossa alimentação.

CROMO

O cromo é um mineral que previne diabetes , queima gordura e acelera a perda de peso . Ele ajuda o organismo a utilizar, de forma
mais eficaz, a insulina e a manter os níveis normais de açúcar (glicose) no sangue, impedindo a ocorrência de diabetes do tipo 2 em pessoas com resistência à insulina. O mineral é necessário toda vez que o corpo transporta glicose armazenada.

Sabendo-se que a insulina é um dos principais hormônios anabólicos, o cromo tem sido usado por atletas que desejam aumentar a massa muscular. Mas, para manter os níveis ideais no organismo, é preciso diminuir o consumo de farinha e açúcar, os carboidratos refinados, que diminuem os níveis do mineral no sangue, e aumentar significativamente a ingestão de produtos à base de grãos integrais, brócolis, fígado, queijo e maçã de cogumelos. O cromo também está presente na cerveja.

POTÁSSIO O potássio é um elemento importante que constitui cerca de 5% do conteúdo total de minerais no organismo . Os alimentos mais ricos em potássio são peixes, carnes, aves domésticas, bananas, damascos, batatas, no abacate, frutas cítricas e secas, leguminosas, brócolis, batata e produtos de grãos integrais. As necessidades de potássio são maiores em período de crescimento –
atua na regulação da atividade neuromuscular, promove, também, o crescimento celular e ajusta o teor de água do organismo. O líquido intracelular contém mais de 90% do potássio do corpo.

Estudos colocaram em evidência que um regime enriquecido em potássio ocasiona um rebaixamento da pressão arterial estatisticamente significativo e reduz o risco de derrame.

O potássio também previne a formação de pedras nos rins e arritmias cardíacas, beneficia os ossos, neutralizando os ácidos da corrente sanguínea, que retira o cálcio dos depósitos da estrutura.

A ingestão de diuréticos aumenta a excreção urinária do potássio. Também o hábito de tomar laxativos, ou de provocar vômitos e diarréias para emagrecer aumentam as perdas digestivas. A perda de potássio no organismo é também causada pela ingestão prolongada de corticóides.

QUADRO DE VITAMINAS E DE SAIS MINERAIS
E OS RESPECTIVOS ALIMENTOS

O tomate é boa fonte de vitaminas A, B e C e de sais minerais tais como Fósforo, Ferro, Potássio e Magnésio. Contém baixo teor de calorias.
Vitamina A - Gema de ovo, salmão, fígado, sardinha, cenoura, beterraba, caqui, melão, tomate

Vitamina B1


Pão integral, germe de trigo, peixe, nozes, frutas, feijões, cereais integrais, batatas, levedo de cerveja, fígado.


Alteração no sistema nervoso e cardiovascular, fraqueza nas pernas, baixo rendimento físico

Vitamina B2


Fígado, rins, leite e derivados, ovo, peixe, germe de trigo, amêndoas, verduras, cereais integrais.


Lesões na pele, atraso no crescimento, anemia, problemas de apetite

Vitamina B6


Peixe, fígado, banana, maçã, levedo de cerveja, leite e derivados, ovos, cereais integrais, germe de trigo, sementes de girassol, castanhas, feijão, farinha de aveia, melancia, abacate, manga e legumes.


Convulsões, anemia, distúrbios intestinais, retardamento no crescimento

Vitamina B12


Fígado, rins, peixe, frango, carne vermelha .



Vitamina C -


Acerola, caju, goiaba, laranja, verduras, pimentão, morango, kiwi, couve-flor, tomate, abacaxi, limão, melão, repolho e legumes
Vitamina D

Gema de ovo, fígado, salmão, sardinha, atum, leite em pó.
Vitamina E -

Germe de trigo, óleos (girassol, milho, soja), verduras, gema de ovo, leite, amêndoas, avelãs, castanhas, azeite.

SAIS MINERAIS
FERRO
Carne vermelha, fígado, coração, rins, moela, peixe, frango, feijão, ervilha, lentilha, inhame, verduras, melado, sementes.
CÁLCIO
feijões e castanhas, derivados do leite.
POTÁSSIO
Cereais integrais, melado, verduras, cenoura, maracujá, inhame, peixe, água-de-coco, abacate, abóbora, laranja, feijões, carnes, banana.


Esta matéria consta do seguinte site:

http://www.velhosamigos.com.br/Dicas/dicas72.html

Nenhum comentário: