Fólio ocorre naturalmente em alguns alimentos, enquanto o ácido fólico é a versão sintética que é adicionada a alimentos enriquecidos e suplementos.
O fólio ajuda a produzir e manter células novas. Isso é principalmente importante nos períodos de rápida divisão celular como a fase de crescimento ou o período de gestação. Fólio é necessário na produção de DNA e RNA e também ajuda a prevenir mudanças no DNA que podem resultar em câncer. Tanto jovens como adultos necessitam de fólio para produzir células vermelhas do sangue e também para prevenir a anemia.
Alimentos ricos em fólio
Folhas verdes como espinafre e folhas de nabo, frutas cítricas e alguns grãos como ervilhas são fontes naturais de fólio. Outros alimentos que contém fólio são:
* aspargos
* arroz branco, parbolizado, tipo longo
* brócolis
* abacate
* amendoim
* fígado
Potenciais riscos que a falta de fólio pode trazer
* crescimento lento em crianças
* mulheres grávidas com deficiência em ácido fólico podem dar à luz prematuramente, o bebê pode nascer com peso abaixo do normal
* em adultos pode causar um certo tipo de anemia se a deficiência de fólio ocorrer por longos períodos
Excesso de fólio
Fólio dos alimentos não oferece risco de intoxicação. O ácido fólico encontrado em suplementos e outros alimentos enriquecidos também oferece baixo nível de intoxicação em caso de excesso, porém não deve ultrapassar 1000 microgramas por dia, pois pode dificultar a detecção de deficiência de Vitamina B12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário